Perguntas Frequentes
O que é o Instituto Alma e Coração?

Alma & Coração Terapias Integrativas, vem da história mitológica do Amor entre Eros & Psiquê e também no poema de Fernando Pessoa “A Flauta Mágica” onde aborda o romance de Eros & Psiquê. A psicanálise cuida da Alma e do Coração das pessoas. 
Alma & Coração tem um time de excelência e estamos muito engajados em formar um time multiplicador de excelência assim como formar profissionais extremamente capacitados, habilitados e comprometidos.
Trabalhamos com atendimento social à população carente, onde esse será o primeiro desafio dos nossos estagiários, mas não se preocupe nosso time fará a supervisão, estudo de caso em grupo via on-line.
Então nasceu o grupo quinzenal chamado Clã-Destinos e como ainda era pouco para o que nós queríamos ensinar então nasceu o Grupo de Terça-Feira com estudos de casos com a finalidade de envolver todos os Estudantes, Estagiátios e Psicanalistas já formados e é nesse momento onde falarmos sobre o cases de pacientes e ainda nos reunimos até hoje.
Criamos encontros, discussões de estudos de casos, treinamentos para desenvolver e engajar melhor os futuros profissionais e prepara-los para os atendimentos de excelência e para isso foi necessário criar. 

O que é Psicanálise?

A formação de um psicanalista está obrigatoriamente dentro do tripé da psicanálise (teoria, análises pessoais e atendimento supervisionado).
A contribuição de Freud para o conhecimento humano e para os estudos mentais são inegáveis. O verdadeiro choque moral provocando pelas idéias de Freud serviu para que a humanidade rompesse seus tabus e preconceitos na compreensão da sexualidade. Sendo assim, a psicanálise estuda de forma aleatória a mente do ser humano baseado em seus relatos. A psicanálise não é uma ciência, mas sim uma arte, que tem como objetivo a investigação e compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos. Seu método de tratamento consiste em:
1 - LIVRE ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
2 - INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS
3 - ANÁLISE DOS ATOS FALHOS
Para Freud a psicanálise é "uma profissão de pessoas leigas que curam almas, sem que necessariamente sejam médicos ou sacerdotes". A psicanálise não é psicologia e/ou medicina. Porém o médico e/ou psicólogo podem ser psicanalistas, mas não é exclusividade deles o exercício da psicanálise. Para ser psicanalista é necessário uma formação especifica, através de cursos LIVRES. A formação do psicanalista evoluiu e se aliou aos novos conceitos existentes nos dias atuais. Mas sua formação continua LIVRE e seu exercício profissional é destinado a todos aqueles que fizeram um curso LIVRE de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE.

Porque a psicanálise não é regulamentada?

As instituições psicanalíticas têm a responsabilidade social de formar psicanalistas competentes, conferir-lhes autonomia para o exercício de sua função, responsabilizando-os quanto a ética de seus atos. Por esses motivos a Psicanálise não é regulamentada como profissão no Brasil e em nenhum outro país. 

No caso, a profissão de psicanalista não foi regulamentada, mas isso não desincumbe o profissional das exigências legais, pois é uma especialidade da área de Psicologia, conforme prevê a Lei n.º 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo. ... 13, 1º da Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo.

Tem mercado para psicanalista?

O mercado de trabalho do psicanalista é vasto: ele pode trabalhar em consultório ou clínica particular, hospitais e postos de saúde, além de empresas, ONG's, indústrias, escolas, creches, varas judiciais, sistema penitenciário e em setores ligados à Assistência Social e Saúde, como os CAPS.
O papel da escola e do sindicato é o de zelar pela qualidade da formação dos profissionais Psicanalistas no Brasil, reunindo em seu hall de membros aqueles que sejam dignos de serem chamados Psicanalistas.
4)    Qual é o Conselho do Psicanalista?
Atualmente, ainda não existe carteirinha de psicanalista e nem há Conselho de Psicanálise. Além disso, você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. Ou seja, o Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional. É proibido haver Conselhos de Psicanálise.
5)    Quem pode exercer a profissão de Psicanalista
Qualquer pessoa com curso superior completo pode fazer formação em psicanálise, desde que observe todos os critérios exigidos para esse fim: formação teórico-técnica, análise pessoal e supervisão.